Áreas de atuação do arquiteto
- liriostudioarq
- 13 de jun.
- 2 min de leitura
Além de ter a graduação de arquitetura ou arquitetura & Urbanismo, é necessário que tenha uma pós ou especialização referente a uma área específica de atuação que o arquiteto/a/e gostaria de continuar atuar e fazer carreira.
Já vimos em um post anterior (Arquitetura) que o arquiteto faz projetos e além deles traz a funcionalidades, estéticas e soluções que promovem o bem-estar do ser humano, utilizando estudos matemáticos, sociólogos, psicológicos e biológicos relacionados a ambiente e ser vivo.
Hoje mostramos algumas das principais áreas em que um arquiteto pode atuar. Quem sabe você não descobre uma nova paixão ou atuação em sua profissão? Vamos lá!
Lista de 5 áreas diferentes de atuação para arquitetos
1 - Design de Interiores ou Arquitetura de Interiores
Começando com o obvio, pós-graduações e especializações que são queridinhas dos arquitetos, trabalhar com projetos e decorações de interiores, planejando e supervisionando projetos de design de espaços internos, tornando-os funcionais, seguros e esteticamente agradáveis. Eles trabalham com a seleção de materiais, cores, iluminação e mobiliário, sempre considerando as necessidades e preferências do cliente.
2 - Arquitetura Social
Um arquiteto social utiliza seus conhecimentos e habilidades em arquitetura para criar projetos que beneficiem comunidades carentes ou em situação de vulnerabilidade. Eles focam em soluções de moradia acessível, espaços públicos inclusivos e projetos que promovam o desenvolvimento social e a sustentabilidade.
3 - Design Luminotécnico
Responsável pelo trabalho da iluminação nos ambientes, esse trabalho sensível entre composições de luz e sombras, não somente pela estética mas para fins de estudo, conforto e uso correto da luz em ambientes. Identificando como usar as luzes para modificar ambientes e percepções de planos e fundos, por exemplo um hospital necessita de luzes frias, dando o máximo de luminosidade a ambientes fechados, enquanto um local de esportes precisa de iluminação para ambientes abertos.
4 - Área de pesquisa e inovações
É o papel do pesquisador entender velhas e novas soluções para o mundo, e não é diferente no âmbito da pesquisa da arquitetura, combinando projetos e soluções existentes com inovações, tijolos sustentáveis, casas de barros e estudos que nos auxiliam a entender a qualidade do ambiente em que vivemos, são algumas informações que temos graças a tentativas e erros de pesquisas e pesquisadores.
5 - Restauração, Patrimônio Cultural ou Histórico
Esse profissional, utiliza de seus conhecimentos em história, restauração e equipamentos de cuidado para artes, monumentos e outros tipos de construções históricas, também podendo usar seus conhecimentos na área de artes cênicas e em museus, mantendo as características originais ou intervenção mínima necessária para a manutenção história e memória patrimonial, criando, cuidando e divulgando os acervos culturais locais.
Caso tenha gostado, não deixe de comentar, lembrando que existem diversas áreas para arquitetos usufruírem e exercitarem seus conhecimentos, acompanhem a revista para mais artigos, um café e um Lírio a vocês.
Comentários